URBANASVARIEDADES.BLOGSPOT.COM

O modo long-play do Urbanascidades, desde 02.02.2012.
Blog cultural e artístico de produção coletiva. Seja um colaborador enviando artigos, cronicas, poemas, contos, ensaios e qualquer outro tipo de manifestação artística literária ou cultural. Não avaliamos ou censuramos textos, a anarquia e a contestação são incentivadas, dentro do politicamente correto. Discriminações, agressões, palavrões e outros "ões" ofensivos não serão aceitos.
Por que Long Play? Versão mais "cool", para ser saboreada ao som de um "smooth jazz", com textos que aprofundam os temas, para Urbanautas que tem um tempinho a mais.

Envie as suas produções para urbanascidades@gmail.com.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Flor do Cerrado - Oscar Niemeyer



Na cidade de Sobradinho, a 20 km do centro de Brasília, está sendo finalizado um novo marco da região: uma torre de TV digital de 182 m, para a transmissão de 12 canais abertos. Para a sua construção, foram empregados processos tecnológicos como testes em túnel de vento, além da instalação de fibras ópticas para realizar o monitoramento em tempo real da estrutura em concreto.
Apelidada de "Flor do Cerrado", a torre é um projeto de Oscar Niemeyer, com 120 m de estrutura de concreto armado mais 50 m de torre metálica e 12 m de antena. A base cilíndrica funciona como um "caule" que exibe duas "hastes" para abrigar dois espaços cobertos: de um lado, aos 60 m, ficará um centro de exposições; do outro lado, aos 80 m, um bar e café. Aos 110 m de altura, há um mirante com vista de 360o.
As estruturas da torre dividem-se em fuste, cálice, braços e cúpula. No fuste, o diâmetro da torre é 12 m e não se altera até a cota 85 m. Na parte do cálice o diâmetro é variado, aumentando de 12 m na cota 85 m para 20 m na cota 120 m.

Fonte: Revista Téchne


Nenhum comentário:

As matérias de opinião publicadas neste blog são livremente inspiradas em pesquisas na internet e em bibliografias diversas. As imagens são da internet e de outros blogs. O urbanasvariedades valoriza e respeita o direito de propriedade mas eventualmente não é possível determinar a autoria destas imagens. Caso acidentalmente ocorra a omissão ou seja citada incorretamente a autoria, entre em contato para que possamos efetuar as correções.
Os textos produzidos pelos colaboradores são de inteira responsabilidade dos mesmos.