URBANASVARIEDADES.BLOGSPOT.COM

O modo long-play do Urbanascidades, desde 02.02.2012.
Blog cultural e artístico de produção coletiva. Seja um colaborador enviando artigos, cronicas, poemas, contos, ensaios e qualquer outro tipo de manifestação artística literária ou cultural. Não avaliamos ou censuramos textos, a anarquia e a contestação são incentivadas, dentro do politicamente correto. Discriminações, agressões, palavrões e outros "ões" ofensivos não serão aceitos.
Por que Long Play? Versão mais "cool", para ser saboreada ao som de um "smooth jazz", com textos que aprofundam os temas, para Urbanautas que tem um tempinho a mais.

Envie as suas produções para urbanascidades@gmail.com.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Retrospectiva - Rock Gaúcho 80'


Publicada em 15.07.2012

Com a explosão ocorrida no mercado musical brasileiro nos anos 80, ocorreu o surgimento de muitas bandas no universo rock, e outras que já vinham dos anos 70 retomaram o sucesso. Aqui no sul não foi diferente, com músicos como o Alemão Ronaldo, que participou de uma das últimas formações do Bixo da Seda e integrou, nos 80 o Taranatiriça e foi vocalista do Bandaliera e do Guerrilheiro Anti-nuclear.







Os Garotos da Rua, do Bebeco Garcia e Edinho Galhardi (integrantes da ex - Barra do Porto), Mitch Marini da banda hard-rock Cambio Negro, ao lado dos também veteranos Deio Escobar e Gélson Schneider, e a banda Swing – de que também fazia parte Gélson (Prosexo, Byzarro, Trovão, Bric) e que abriu um show do Van Halen em Porto Alegre. Outras bandas como o Halai Halai prosseguiram nos anos 80.
O grupo Impacto (união de integrantes do The Cleans, The Dazzles e The Coiners) lançou nesta década vários discos.
Alguns compositores vinculados a MPG (música popular gaúcha) como Nei Lisboa, Léo Ferlauto Júlio Reny e Bebeto Alves criaram hits rockeiros, com grande sucesso.  
O surgimento da Ipanema FM (que iniciou como Bandeirantes FM) foi um grande marco tornando-se a “rádio rock” de Porto Alegre. Abriu espaço para bandas de diversos estilos no cenário do rock gaúcho, como as “stoneanas” (Taranatiriça/Garotos da Rua), new wave punk (Urubu Rei), punk (Frutos da Crise/Fluxo/Replicantes), blues (Moreirinha e seus suspiram blues), e metal (Valhala/Leviaethan/Astaroth). Outras bandas como o TNT, De Falla, Os Eles, Produto Urbano, Prize, Os Bonitos, Atahualpa e os Panques, Banda de Banda também circularam pela rádio e por nossos ouvidos.


Os Engenheiros do Hawaii e a banda Nenhum de Nós, com maior sucesso comercial entre aquelas surgidas nos anos 80 continuaram sua trajetória ao longo das outras décadas.

Também devemos lembrar de bandas como Colarinhos Caóticos, Paralelo 30, Portal da Cor, Metrópole, Apollus Band, Ptize, Apartheid, Cascavelletes, Justa Causa, Procurado Vulgo, 525, Cinzas, Fluxo M, Surubanda, Espelho das águas, Apocalypse, Banda Absurda, Fuga, Sócios do Silencio, Prole Proibida, Pupilas Dilatadas, Estado das Coisas, Graforréia Xilarmônica, Rosa Tattoada, Barata Oriental, Os Totais, Irmãos Brothers.

Claro que uma pequena coletânea como essa deixou de fora muitas bandas e artistas da uma época tão profícua para o rock brasileiro como a década de 80. Vale a pena você continuar a pesquisa e se deliciar com as descobertas.

Visite as fontes:

No sábado que vem a continuação da História do Rock Gaúcho,
que invade os 90 e chega ao novo século.

Um comentário:

R. Carvalho disse...

Adorei o artigo...uma viagem ao tempo no mundo do Rock brasileiro.

Aproveito para desejar boa festas e agradecer a visita no meu blog.

Grande abraço!

As matérias de opinião publicadas neste blog são livremente inspiradas em pesquisas na internet e em bibliografias diversas. As imagens são da internet e de outros blogs. O urbanasvariedades valoriza e respeita o direito de propriedade mas eventualmente não é possível determinar a autoria destas imagens. Caso acidentalmente ocorra a omissão ou seja citada incorretamente a autoria, entre em contato para que possamos efetuar as correções.
Os textos produzidos pelos colaboradores são de inteira responsabilidade dos mesmos.