URBANASVARIEDADES.BLOGSPOT.COM

O modo long-play do Urbanascidades, desde 02.02.2012.
Blog cultural e artístico de produção coletiva. Seja um colaborador enviando artigos, cronicas, poemas, contos, ensaios e qualquer outro tipo de manifestação artística literária ou cultural. Não avaliamos ou censuramos textos, a anarquia e a contestação são incentivadas, dentro do politicamente correto. Discriminações, agressões, palavrões e outros "ões" ofensivos não serão aceitos.
Por que Long Play? Versão mais "cool", para ser saboreada ao som de um "smooth jazz", com textos que aprofundam os temas, para Urbanautas que tem um tempinho a mais.

Envie as suas produções para urbanascidades@gmail.com.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Retrospectiva-Portugal Arquitetura contemporânea


Publicada em 30.08.2010
Prémio Valmor de 1902 foi atribuído ao Palácio Lima Mayer, uma construção de 1901, situada na Avenida da Liberdade fazendo esquina para a Rua do Salitre e da qual Adolfo de Lima Mayer era proprietário. O arquiteto foi Nicola Bigaglia (?-1908), italiano radicado em Portugal.
Não existe data específica para o início da arquitetura contemporânea em Portugal. Os registos dos primeiros sinais que a identificam, apontam para uma época nunca anterior a 1950. No entanto é sempre referenciado o acontecimento político do 25 de Abril de 1974 como data “oficial” a partir da qual foi impulsionada a corrente.
Acima, Premio Valmor e Municipal de Arquitetura, atribuído ao Edifício II do I.S.C.T.E., localizado na Avenida Professor Aníbal Bettencourt, na Cidade Universitária, um projecto de Raul Hestnes Ferreira para a Universidade Nova de Lisboa.2002 . Abaixo, um dos premios foi atribuído ao Edifício da Reitoria da U. N. L. Localizado no Campus de Campolide é um projeto dos irmãos Manuel e Francisco Aires Mateus para a Universidade Nova de Lisboa.
A "Arquitetura Popular Portuguesa" marcou a arquitetura contemporânea dos anos 50 que prevaleceu até ao final do Salazarismo.
Arquitetos contemporâneos portugueses

Nenhum comentário:

As matérias de opinião publicadas neste blog são livremente inspiradas em pesquisas na internet e em bibliografias diversas. As imagens são da internet e de outros blogs. O urbanasvariedades valoriza e respeita o direito de propriedade mas eventualmente não é possível determinar a autoria destas imagens. Caso acidentalmente ocorra a omissão ou seja citada incorretamente a autoria, entre em contato para que possamos efetuar as correções.
Os textos produzidos pelos colaboradores são de inteira responsabilidade dos mesmos.