URBANASVARIEDADES.BLOGSPOT.COM

O modo long-play do Urbanascidades, desde 02.02.2012.
Blog cultural e artístico de produção coletiva. Seja um colaborador enviando artigos, cronicas, poemas, contos, ensaios e qualquer outro tipo de manifestação artística literária ou cultural. Não avaliamos ou censuramos textos, a anarquia e a contestação são incentivadas, dentro do politicamente correto. Discriminações, agressões, palavrões e outros "ões" ofensivos não serão aceitos.
Por que Long Play? Versão mais "cool", para ser saboreada ao som de um "smooth jazz", com textos que aprofundam os temas, para Urbanautas que tem um tempinho a mais.

Envie as suas produções para urbanascidades@gmail.com.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

John Singer Sargent, o retratista


John, pintura, retrato, Sargent, Singer

John Singer Sargent, "Fanny Sherborne Ridley Watts", (1877).


“Toda a vez que pinto um retrato perco um amigo.”, disse o pintor John Singer Sargent certa vez. Sargent nasceu na bela Florença, Itália, no dia 12 de janeiro de 1856. Seus pais eram americanos mas ele estudou arte em Paris antes de se mudar para Londres. Sua mãe era uma artista plástica amadora e seu pai era ilustrador.
Sargent começou seus estudos de arte aos 13 anos de idade. Com o pintor alemão Carl Welsch aprendeu aquarelas e foi discípulo de Carolus-Duran, com quem aprendeu as técnicas arrojadas e métodos modernos da arte de pintar retratos.

John, pintura, retrato, Sargent, Singer
John Singer Sargent, "Oyster Gatherers of Cancale", (1878).


Em 1877 Sargent pinta o retrato de sua amiga "Fanny Watts", obra que lhe garantiu a admissão na École des Beaux-Arts. No ano seguinte cria "Oyster Gatherers of Cancale" (1878), uma pintura impressionista. O sucesso veio a partir de 1880: eram retratos de mulheres como "Madame Edouard Pailleron" (1880) e "Madame Ramón Subercaseaux" (1881), e receberam críticas positivas.

John, pintura, retrato, Sargent, Singer
John Singer Sargent, "Madame Edouard Pailleron", (1880).


John, pintura, retrato, Sargent, Singer
John Singer Sargent, "Madame Ramon Subercaseaux", (1881).


Em 1882 pintou "As filhas de Edward Darley Boit" (1882). No retrato estão Mary Louisa, Florence, Jane e Julia, membros da família milionária dos Darley Boit, que faziam parte da comunidade norte-americana na Europa. No mesmo ano, pinta uma de suas obras mais amplamente exposta e mais amada: "Lady with the Rose" (1882), um retrato de Charlotte Burckhardt, amiga próxima e seu possível par romântico.

John, pintura, retrato, Sargent, Singer
John Singer Sargent, "Lady With the Rose", (1882).


O escândalo de Madame X

Sargent gostava do reconhecimento internacional. Acreditava que sua consolidação viria com a apresentação do "Retrato de Madame X" (1884), no Salão de Paris. Mas o resultado foi um escândalo. Além de ter sido caracterizada como uma obra superficial, pela sutileza de técnicas, representa a figura em corpo inteiro de Virginie Amélie Avegno Gautreau, da alta sociedade francesa, famosa por sua beleza e rumorosas infidelidades. Na primeira versão do quadro, Virginie aparece com uma das alças do vestido caída sobre o braço. Um ato muito audacioso e sensual para a época. O artista foi alvo de comentários negativos e declarou que não pintaria mais.


John, pintura, retrato, Sargent, Singer
John Singer Sargent, "Madame X", (1884).


Decidiu sair da França para morar em Londres, onde retomou sua carreira de retratista. Manteve o quadro de Virginie consigo por muitos anos e, após o falecimento dela, Sargent o vendeu para o Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque. Era seu quadro favorito, e o pintor afirmou em 1915: "Eu acho que é a melhor coisa que eu fiz."
Alguns retratos eram feitos nas casas dos clientes, outros em seu estúdio. Podemos observar isso em obras como "Nonchaloir - Repose" (1911), "Robert Louis Stevenson e sua esposa" (1885) e, principalmente, no retrato de "Dr. Pozzi" (1881). Suas obras levavam cerca de 8 a 10 sessões para ficarem prontas. Seus retratos custavam em torno de US $ 5.000, um valor considerável para a época. Mas Sargent recebia valores altíssimos por alguns, como o de "Almina Wertheimer" (1908). A judia milionária gostou tanto de seu retrato que Sargent acabou pintando todos os familiares da moça logo em seguida. Ele recebeu sua maior comissão vinda de um único cliente.


John, pintura, retrato, Sargent, Singer
John Singer Sargent, "Nonchaloir Repose", (1911).


John, pintura, retrato, Sargent, Singer
John Singer Sargent, "Robert Louis Stevenson e sua esposa", (1885).


John, pintura, retrato, Sargent, Singer
John Singer Sargent, "Dr. Pozzi", (1881).


John, pintura, retrato, Sargent, Singer 
John Singer Sargent, "Almina filha de Asher Wertheimer", (1908).


Em 1906 pintou seu auto-retrato e, no ano seguinte, passou a dedicar-se somente às paisagens. Algumas delas, como "Santa Maria della Salute" (1904), eram pintadas através da perspectiva das gôndolas de Veneza. Nos últimos anos de vida produziu aquarelas sobre a fauna, flora e dos povos nativos de algumas regiões que visitou.

John, pintura, retrato, Sargent, Singer
John Singer Sargent, "Santa Maria Della Salute", (1904).


Durante toda a sua carreira, Sargent criou cerca de 900 pinturas a óleo e mais de 2000 aquarelas e também pintou murais. Os mais importantes ilustravam a história da religião e os deuses do politeísmo; podem ser vistos na Biblioteca de Boston.
Em 14 de abril 1925 Sargent morreu, enquanto dormia, de um ataque cardíaco. Está sepultado no Cemitério de Brookwood, em Inglaterra. Sua última obra foi o retrato a óleo de Graça Curzon, "Marquesa Curzon de Kedleston" (1925), hoje no Museu de Arte Courier. Algumas de suas obras pertencem a colecionadores e muitas outras se encontram em diversos museus e galerias.

John, pintura, retrato, Sargent, Singer
John Singer Sargent, "Marquesa Curzon de Kedleston", (1925).


Texto: Margarete MS.
Imagens: Obvius.

Nenhum comentário:

As matérias de opinião publicadas neste blog são livremente inspiradas em pesquisas na internet e em bibliografias diversas. As imagens são da internet e de outros blogs. O urbanasvariedades valoriza e respeita o direito de propriedade mas eventualmente não é possível determinar a autoria destas imagens. Caso acidentalmente ocorra a omissão ou seja citada incorretamente a autoria, entre em contato para que possamos efetuar as correções.
Os textos produzidos pelos colaboradores são de inteira responsabilidade dos mesmos.