URBANASVARIEDADES.BLOGSPOT.COM

O modo long-play do Urbanascidades, desde 02.02.2012.
Blog cultural e artístico de produção coletiva. Seja um colaborador enviando artigos, cronicas, poemas, contos, ensaios e qualquer outro tipo de manifestação artística literária ou cultural. Não avaliamos ou censuramos textos, a anarquia e a contestação são incentivadas, dentro do politicamente correto. Discriminações, agressões, palavrões e outros "ões" ofensivos não serão aceitos.
Por que Long Play? Versão mais "cool", para ser saboreada ao som de um "smooth jazz", com textos que aprofundam os temas, para Urbanautas que tem um tempinho a mais.

Envie as suas produções para urbanascidades@gmail.com.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012-Arquitetura contemporânea na Itália


Publicada em 03.01.2011


Projeto do MASP de autoria da arquiteta italiana radicada no Brasil, Lina Bo Bardi.
Vamos apresentar projetos de arquitetura contemporânea elaborada por arquitetos italianos na Itália e em outros países,além da contribuição de arquitetos estrangeiros para a arquitetura italiana, com exemplares selecionados despretensiosamente e sem juízo de valor da produção arquitetônica na Itália.
Modernismo 
Carlo Scarpa realizou significativos projetos modernistas no Veneto e Veneza.Le Corbusier(um projeto do hospital de Veneza)e Frank Lloyd Wright(desenho de uma casa no Grande Canal de Veneza),não possuem muitos projetos na Itália,ao contrário de Alvar Aalto(Igreja da Assunção em Riola, Vergato),Kenzo Tange (torres da Feira de Bolonha, distrito central de negócios de Nápoles(CDN))e Oscar Niemeyer(casa do Mondadori em Segrate).O pós-modernismo, antecipado por Paulo Português em 1960,encontrou a sua consagração no teatro do mundo construído por Aldo Rossi para a Bienal de Veneza de 1980.
O pós-modernismo
Entre os principais arquitetos que trabalham na Itália, entre o final do século 20 e início do século 21 se lembra Renzo Piano(Stadio San Nicola, em Bari,a reestruturação do antigo porto de Genova,Auditorium Parco della Musica,em Roma,Padre Pio em San Giovanni Rotondo, etc.),Massimiliano Fuksas(arranha-céu na região do Piemonte,Centro de Convenções de "euros"),Gae Aulenti (Museu Ferroviário de metro de Nápoles),o suíço Mario Botta(Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto,a reestruturação do Teatro alla Scala,em Milão),Zaha Hadid (Museu Nacional de Arte do Século XXI, em Roma, arranha-céus "Lo Storto" em Milão), Richard Meier (Igreja de Deus Pai Misericordioso e caixão do Ara Pacis, em Roma),Norman Foster (Florença Estação Belfiore),Daniel Libeskind(arranha-céus "Il Curvo", em Milão)e Arata Isozaki(Palasport Olimpico de Turim, com Pier Paolo Maggiora e Brizio Marco, arranha-céu "Il Dritto",em Milão).

Cagliari Contemporary Arts Centre - Museu de arte contemporânea Cagliari, Itália. Projeto de Zaha Hadid, arquiteta iraquiana.

Renzo Piano arquiteto nascido na Itália em 1937, conhecido por obras como o Centre Georges Pompidou, em Paris. Em 2008, inaugurou o prédio do LACMA em Los Angeles. 

O arquiteto italiano Giuseppe Raboni projetou uma “villa” que lembra o estilo californiano mas se encontra na Toscana, região italiana, mais precisamente na província de Livorno. Uma das exigências do cliente era mergulhar na piscina, olhando o mar no horizonte. Desejo realizado!
Três cubos com amplas janelas de vidro que dão para o pátio central e com vista sobre o Tirreno: a escolha da madeira para o pavimento cria uma continuidade do espaço entre aqueles internos e externos, dando a sensação de calor e aconchego. Apenas na cozinha o chão muda com aço inox de fundo para a cozinha escura, da Minotti.
Os interiores da habitação também mantém o estilo californiano, com uma decoração que privilegia o branco, madeira, cortinas leves, grande lareira…. Tudo lembra uma casa de férias, um ambiente proposto para o relax e ao repouso e também à convivência com os hóspedes. Vale destacar também o quarto do casal, completamente voltado ao exterior graças a uma grande janela de vidro: a cama redonda é um modelo assinado por Ivano Redaelli.
Estilo californiano em uma casa na Toscana, Itália

Igreja do Jubileu em Roma, na Itália, foi projetada em 1996, pelo arquiteto Richard Meier.

A dupla de arquitetos italianos, Carlo Santambrogio e Ennio Arosio concebem um arrojado projeto de arquitetura Mady in Italy, a casa de vidro. Ao contrário de alguns projetos semelhantes, neste projeto italiano as escadas e móveis também são feitos em vidro. Com uma técnica que se baseia na sobreposição de múltiplas camadas de vidro, os arquitetos conseguiram garantir ao projeto durabilidade e resistência. Deste modo, existe a possibilidade de criar maiores estruturas utilizando essa matéria-prima em particular.  

Mario Botta (1 de abril de 1943) é um arquiteto suíço, nascido em Mendrisio, Ticino, tendo estudado na Escola de Arte de Milão antes de iniciar o curso de Arquitetura no Instituto Universitario di Architettura (IUA), em Veneza, onde graduou-se em 1969. Igreja Paderno-Seriate,Bergamo,Italy-1994-2004


Nenhum comentário:

As matérias de opinião publicadas neste blog são livremente inspiradas em pesquisas na internet e em bibliografias diversas. As imagens são da internet e de outros blogs. O urbanasvariedades valoriza e respeita o direito de propriedade mas eventualmente não é possível determinar a autoria destas imagens. Caso acidentalmente ocorra a omissão ou seja citada incorretamente a autoria, entre em contato para que possamos efetuar as correções.
Os textos produzidos pelos colaboradores são de inteira responsabilidade dos mesmos.