URBANASVARIEDADES.BLOGSPOT.COM

O modo long-play do Urbanascidades, desde 02.02.2012.
Blog cultural e artístico de produção coletiva. Seja um colaborador enviando artigos, cronicas, poemas, contos, ensaios e qualquer outro tipo de manifestação artística literária ou cultural. Não avaliamos ou censuramos textos, a anarquia e a contestação são incentivadas, dentro do politicamente correto. Discriminações, agressões, palavrões e outros "ões" ofensivos não serão aceitos.
Por que Long Play? Versão mais "cool", para ser saboreada ao som de um "smooth jazz", com textos que aprofundam os temas, para Urbanautas que tem um tempinho a mais.

Envie as suas produções para urbanascidades@gmail.com.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Quinze arquitetos que mudaram nossa perspectiva de pensar o mundo


Nesta série de postagens você vai fazer amizade com 15 arquitetos notáveis ​​do nosso Mundo que deixaram suas heranças incontestáveis ​​em todos os continentes. É uma mistura de arquitetos de épocas diferentes, em ordem aleatória, uma vez que esta não pretende ser uma lista de classificação ou importância..
Cada um dos arquitetos apresentado aqui acredita ou acreditava em algo diferente, e seus estilos criativos são únicos. Muitos deles têm sido os pais do modernismo, e seu estilo está sendo levada adiante e se destaca como uma fonte de inspiração para os arquitetos de hoje. Aproveite os edifícios maravilhosos!
Frank Lloyd Wright
FLWright1
Frank Lloyd Wright foi um dos arquitetos mais importantes do século 20 com o seu portfólio de criações superiores a bem mais de 1.000 projetos, a metade dos quais resultaram em obras concluídas. Ele era um crente e promotor de estilo orgânico de arquitetura e desenvolveu o conceito de "Usonian houses" (um estilo arquitetônico livres de detalhes convencionais, com foco em paisagismo como a parte principal do projeto).
A AIA distinguiu-o com o título de "o maior arquiteto americano de todos os tempos". Sua paleta de criações evocou uma imensa diversidade de edifícios, como escolas, igrejas, arranha-céus ou escritórios.

Guggenheim Museum NYC

Guggenheim-museum
Solomon R. Guggenheim Museum
Fallingwater House
falling-water4
falling-water1
Philip Johnson
Philip_Johnson
Ele foi um arquiteto americano influente, vivendo entre 1906 e 2005. Na primeira parte de sua carreira, assim como muitos outros arquitetos  foi focado em construir torres de aço e vidro. No entanto, mais tarde ele trouxe sua marca para a cena da arquitetura através da concepção maravilhosos edifícios estruturados, como se eles estão cobertos de vidro por todos os lados. Seus trabalhos podem ser caracterizados como uma mistura de minimalismo com a Pop Art, e eles têm sido sempre visto tanto como uma provocação ou aceitos rapidamente. Ele também colaborou com o colega arquiteto Louis Mies van der Rohe no projeto Seagram Building.

Crystal Cathedral (California)

crystal-cathedral2
crystal-cathedral1
crystal-building1a
Seagram Building
Seagram-building1
Seagram-building2
Renzo Piano
Renzo_Piano
Renzo Piano é um arquiteto italiano com o seu nome ressoando por todo o mundo da arquitetura. Ele foi distinguido com o renomado Prêmio Pritzker de Arquitetura para redefinir modernos e pós-modernos estilos arquitetônicos, Medalha de Ouro do Instituto Americano de Arquitetos, Medalha de Ouro e o Prêmio Sonning, na Dinamarca. Ele é muitas vezes referido como um arquiteto de alta tecnologia, e que a maioria de seus projetos foca em conforto para aqueles que habitam o edifício, e um total outlook "sereno" de suas estruturas.

Marie Tjibaou Cultural Center, New Caledonia

Marie_Tjibaou_Cultural1
Marie_Tjibaou_Cultural2
Pompidou Center Paris
pompidou_centre_paris1
pompidou2
Louis Kahn
Louis_Kahn
Louis Kahn foi um distinto arquiteto americano que vivia em Filadélfia, Pensilvânia. Entre outros, ao longo de sua carreira, ele foi trabalhar como professor de arquitetura e um crítico de design na Yale School of Architecture. Ele sempre foi fascinado pela história e as antigas ruínas de nosso mundo, e isso reflete muito bem durante todo o seu estilo arquitetônico. Monumental e massiva são, talvez, as melhores palavras para descrever o estilo e visão global de seus prédios, e ele nunca poupou materiais na criação de seus projetos. Alguns de seus melhores trabalhos incluem a Yale University Art Gallery em New Haven CT, Jatiyo Sangshad Bhaban (um enorme complexo legislativo, um dos maiores do mundo) em Daca, Bangladesh ou o Kimbell Art Museum, no Texas.

Jatiyo Sangshad Bhaban

jatiyo1
jatiyo2
jatiyo3
Yale University Art Gallery
YaleUniversityArtGallery2
YaleUniversityArtGallery1
Jean Nouvel
jean-nouvel
Jean Nouvel é um arquiteto francês, com uma carreira impressionante durante várias décadas. Ele também ganhou vários prêmios, como o Prêmio Aga Khan para a Arquitectura ou o Prémio Pritzker em 2008. O Instituto do Mundo Árabe, em Paris e a Torre Agbar em Barcelona são dois de seus mais comentados trabalhos no campo da arquitetura quando se trata de mencionar o seu nome. Outras obras extremamente notáveis ​​incluem o Edifício Dentsu em Tóquio que é um exemplo de arquitetura sustentável, e do Guthrie Theater, em Minneapolis.
The Arab World Institute
france_du_monde_arabe1
arab-world-institute2
Torre Agbar Barcelona
torre-agbar1
torre-agbar2
Tom Wright
tom-wright-architect
Ele é um arquiteto britânico nascido em 1957, e ele tem um lugar merecido na lista de alguns dos mais renomados arquitetos do mundo. Wright é conhecido mundialmente por projetar o maravilhoso Burj Al Arab em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Ele foi designado para criar um símbolo para Dubai, da mesma forma a Torre Eiffel é um símbolo para a França, ou a forma como a Ópera de Sydney é o marco de renome mundial para a Austrália. A Torre dos árabes é basicamente um símbolo para avançar para o futuro, e este é simbolizada com a ajuda da forma da torre em si, que é uma vela de iate com uma perspectiva extremamente elegante e moderna. Tom Wright compartilha com os leitores de seu site a seguinte citação maravilhosa e inspiradora, que é a sua própria: "If you can draw a building with a few sweeps of the pen and everyone recognizes not only the structure but also associates with a place on earth, you come a long way to creating something iconic " (Tom Wright, 2000) .... ., e ele está tão certo.

Burj Al Arab

Burj_Al_Arab1
Burj_Al_Arab2
Burj_Al_Arab3
Al Rajhi Tower (approved)
al-rajhi_tower1a
Mimar Sinan
mimar-sinan
Mimar Sinan é o nome mais ressonante em arquitetura otomana turco, e viveu entre 1490 e 1588. Ele construiu mais de 250 estruturas de tirar o fôlego. Ele projetou principalmente mesquitas e escolas de teologia, mas, entre seus projetos, há também vários hospitais, escolas primárias, aquedutos e arcos. Duas de suas peças mais famosas de trabalho incluem a Mesquita Selimiye (Edirne) e a Mesquita Suleiman de Istambul, Turquia.

Selimiye Mosque

Selimiye_Mosque1
Selimiye_Mosque2
Selimiye_Mosque3
Suleiman Mosque
SuleimanMosque1
Andrea Palladio

andrea_palladio

Ele era um arquiteto italiano, pertencente ao período do Renascimento, no século 16. Seus principais trabalhos podem ser vistos na bela cidade de Veneza, Itália. Ele é considerado por muitos críticos e pessoas no campo das artes  como um dos arquitetos mais influentes da arquitetura em estilo ocidental. A maioria de seus projetos não exigia materiais muito caros, o que fez dele um arquiteto favorito, mesmo entre aqueles que não têm grandes possibilidades financeiras. Tijolo e estuque eram dois materiais favorecidos por ele, e estes foram utilizados principalmente para a criação das casas de campo maravilhosas no norte da Itália.

Basilica Palladiana

Basilica_Palladiana1
Palazzo Chiericati
Palazzo_Chiericati1
fonte imagens e textos: colorcoat

2 comentários:

Unknown disse...

O ser humano é muito capaz.
beijos!!

Anônimo disse...

hey all urbanasvariedades.blogspot.com admin discovered your website via Google but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have discovered site which offer to dramatically increase traffic to your site http://massive-web-traffic.com they claim they managed to get close to 4000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my blog. Hope this helps :) They offer most cost effective services to increase website traffic at this website http://massive-web-traffic.com

As matérias de opinião publicadas neste blog são livremente inspiradas em pesquisas na internet e em bibliografias diversas. As imagens são da internet e de outros blogs. O urbanasvariedades valoriza e respeita o direito de propriedade mas eventualmente não é possível determinar a autoria destas imagens. Caso acidentalmente ocorra a omissão ou seja citada incorretamente a autoria, entre em contato para que possamos efetuar as correções.
Os textos produzidos pelos colaboradores são de inteira responsabilidade dos mesmos.