URBANASVARIEDADES.BLOGSPOT.COM

O modo long-play do Urbanascidades, desde 02.02.2012.
Blog cultural e artístico de produção coletiva. Seja um colaborador enviando artigos, cronicas, poemas, contos, ensaios e qualquer outro tipo de manifestação artística literária ou cultural. Não avaliamos ou censuramos textos, a anarquia e a contestação são incentivadas, dentro do politicamente correto. Discriminações, agressões, palavrões e outros "ões" ofensivos não serão aceitos.
Por que Long Play? Versão mais "cool", para ser saboreada ao som de um "smooth jazz", com textos que aprofundam os temas, para Urbanautas que tem um tempinho a mais.

Envie as suas produções para urbanascidades@gmail.com.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Caminhos Rurais



Pode a capital de um Estado ser urbana e rural, selva de pedra e bucólica, engarrafada e com grandes horizontes, artificial e natural, concreto e pradarias, cosmopolita e interiorana. Porto Alegre pode. Pelo nosso passado histórico  e cultura, somados à tradição agrícola e pastoril do Rio Grande do Sul, seria natural que no cinturão periférico da nossa capital houvesse alguma atividade rural. Na zona sul de Porto Alegre, a poucos quilometros do nosso centro histórico encontramos uma alternativa turística de passeio.
Domingo no campo
Este destino turístico que inicialmente era ocupado por grandes estâncias, hoje é ocupado por pequenas propriedades de expressiva agricultura familiar e agroecológica. Pomares de ameixas, pêssegos e parreirais que produzem 1,6 mil toneladas de frutas por safra. Sua expressiva área rural colabora para que Porto Alegre ocupe o título de segunda capital brasileira em produção de alimentos, o que ainda contribui para a manutenção de suas características e modo de vida rural.


Todos os domingos acontece um passeio que percorrerá três atrativos diferentes dos Caminhos Rurais. As saídas do Brique da Redenção ocorrem sempre às 10 h, com retorno às 17 h. O pacote inclui transporte, serviço de guia de turismo, visita aos atrativos e ingresso às propriedades. O custo por pessoa é R$ 55,00. O almoço é opcional, ao custo de R$ 15,00.
O ingresso do passeio poderá ser adquirido no local do embarque ou por meio de reserva com agência pelo e-mail alo@rotacultural.com.br ou pelo telefone (51) 3348.1649.
Depoimentos
Com um belo dia de sol, e temperatura agradável, um ônibus lotado de visitantes, acompanhado por mais dois carros, partiu do brique da redenção no domingo em direção a zona sul. Assim em torno de 60 pessoas conheceram nesse primeiro roteiro, orientados pelo guia Mauri Webber, a Cabanha La Paloma, onde acontece a Cavalgada da Lua Cheia; a Granja Lia, local de parada para o almoço campeiro; e a Granja Santantonio, com a sua produção agroecológica, histórias dos antepassados e ponto de venda de hortigranjeiros.
O Casal Rita e Maurício, mesmo não conseguindo mais vaga antecipada para o passeio, persisitiram e foram até o local de embarque e conseguiram na última hora dois lugares. Felizes por enfim poderem conhecerem os Caminhos Rurais de Porto Alegre. "Vimos essa oportunidade e queríamos muito aproveitar e conseguimos".
A jornalista Neiva Gomes estava a passeio com o seu marido pela primeira vez na zona rural da cidade. "É tudo muito lindo e surpreendente. É altamamente positivo encontrar um lugar assim em Porto Alegre".
Histórico
Por perceberem a necessidade de uma nova alternativa de geração de renda, iniciaram seus recebimentos turísticos em 1999, através da criação de um roteiro piloto desenvolvido por estudantes do Curso Superior de Turismo da PUCRS, com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, na época através da Secretaria Municipal de Industria e Comércio e do Escritório Municipal de Turismo.
 Em 2008, a POA RURAL - Associação Porto Alegre Rural, e SMTUR – Secretaria Municipal de Turismo, aderiram à proposta de projeto da COODESTUR – Cooperativa de Formação e Desenvolvimento do Produto Turístico, para encaminhamento á Chamada de Projetos 2008/01 de “Apoio a iniciativas de Turismo de Base Comunitária”, lançada pelo Ministério do Turismo – MTUR.
O projeto elaborado conjuntamente com a entidade parceira e beneficiários, e com o respaldo do histórico institucional da entidade proponente e da trajetória dos Caminhos Rurais, o projeto encaminhado pela COODESTUR, foi aprovado para execução no período de 2009/2010, sob o título de “Apoio a Iniciativas de Turismo de Base Comunitária de Porto Alegre.” Projeto este em fase de finalização, divulgação de resultados e lançamento de produtos.
Atualmente, 10 anos depois dos pioneiros terem dado este passo inicial, ainda se acredita no turismo como alternativa de manutenção da área rural produtiva e também de conservação dos espaços naturais, ambos ameaçados pelo processo de descaracterização das áreas de entorno, que comprometem a região sul da cidade, último e maior reduto verde da capital.

Maiores informações clique em  http://www.caminhosrurais.tur.br/

Um comentário:

lidialaescriba disse...

que pasa amigo?????has dejado de lado los blogs?
un abrazo
lidia

As matérias de opinião publicadas neste blog são livremente inspiradas em pesquisas na internet e em bibliografias diversas. As imagens são da internet e de outros blogs. O urbanasvariedades valoriza e respeita o direito de propriedade mas eventualmente não é possível determinar a autoria destas imagens. Caso acidentalmente ocorra a omissão ou seja citada incorretamente a autoria, entre em contato para que possamos efetuar as correções.
Os textos produzidos pelos colaboradores são de inteira responsabilidade dos mesmos.