URBANASVARIEDADES.BLOGSPOT.COM

O modo long-play do Urbanascidades, desde 02.02.2012.
Blog cultural e artístico de produção coletiva. Seja um colaborador enviando artigos, cronicas, poemas, contos, ensaios e qualquer outro tipo de manifestação artística literária ou cultural. Não avaliamos ou censuramos textos, a anarquia e a contestação são incentivadas, dentro do politicamente correto. Discriminações, agressões, palavrões e outros "ões" ofensivos não serão aceitos.
Por que Long Play? Versão mais "cool", para ser saboreada ao som de um "smooth jazz", com textos que aprofundam os temas, para Urbanautas que tem um tempinho a mais.

Envie as suas produções para urbanascidades@gmail.com.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

40 exemplos surpreendentes da Fotografia HDR


Todo nós já tiramos uma fotografia e por vezes nos deparamos com dificuldades em captar uma imagem, nomeadamente aquelas que envolvem grandes amplitudes de contraste. No caso clássico de uma fotografia através de uma janela, se pretendermos captar o que se passa no exterior, todo o quarto fica escuro, mas se regularmos a máquina para que o quarto fique bem exposto, todo o exterior explode em luz.

Este comportamento advém do fato dos materiais foto sensíveis não possuírem a estrondosa capacidade do olho humano e, consequentemente, abrangerem somente uma pequena gama de contrastes. O fotógrafo opta então pela zona que pretende privilegiar na composição fotográfica, ficando esta dentro da latitude de captação de luz do material. É um problema clássico de fotografia e existem inúmeras técnicas que permitem, assim mesmo, jogar com tolerâncias desses materiais e capturar imagens magníficas.

No entanto, não seria fantástico se tivéssemos a capacidade do olho humano e conseguíssemos captar tudo? As altas luzes, as sombras, enfim, todos os detalhes que tornam uma paisagem verdadeiramente emotiva e excepcional?

É aqui que entra a fotografia de grande alcance dinâmico, ou simplesmente HDR (High Dynamic Range). É uma técnica que, através de fotografias com diferentes exposições das altas luzes e das sombras, permite criar uma imagem média, ou equalizada com base na informação de duas fotografias distintas. O resultado é uma imagem que possui uma grande amplitude e revela os todos detalhes de ambas as imagens.

O Software necessário para aplicar esta técnica é relativamente simples e está já disponível para quem tenha o Photoshop no seu computador. Para o utilizar, basta que possua duas imagens idênticas, uma exposta para as sombras e outra exposta para as altas luzes. O programa fará então a combinação das duas para que seja criada a tal imagem média.








































2 comentários:

Fernando M. Zaupa disse...

Caro Paulo,
as fotos são fantásticas.
Seria também interessante a menção dos locais em que foram tiradas.
Abraços e boa semana.

Zi disse...

Muito bacana!

As matérias de opinião publicadas neste blog são livremente inspiradas em pesquisas na internet e em bibliografias diversas. As imagens são da internet e de outros blogs. O urbanasvariedades valoriza e respeita o direito de propriedade mas eventualmente não é possível determinar a autoria destas imagens. Caso acidentalmente ocorra a omissão ou seja citada incorretamente a autoria, entre em contato para que possamos efetuar as correções.
Os textos produzidos pelos colaboradores são de inteira responsabilidade dos mesmos.