URBANASVARIEDADES.BLOGSPOT.COM

O modo long-play do Urbanascidades, desde 02.02.2012.
Blog cultural e artístico de produção coletiva. Seja um colaborador enviando artigos, cronicas, poemas, contos, ensaios e qualquer outro tipo de manifestação artística literária ou cultural. Não avaliamos ou censuramos textos, a anarquia e a contestação são incentivadas, dentro do politicamente correto. Discriminações, agressões, palavrões e outros "ões" ofensivos não serão aceitos.
Por que Long Play? Versão mais "cool", para ser saboreada ao som de um "smooth jazz", com textos que aprofundam os temas, para Urbanautas que tem um tempinho a mais.

Envie as suas produções para urbanascidades@gmail.com.

domingo, 6 de maio de 2012

usina do gasometro 1 - a construção

A construção da Usina da Companhia Energia Electrica Rio Grandense (1) na Rua Salustiano (2) produzirá 20.000 kilowatts, foi orçada em 15.000 contos de réis, e tem sua conclusão prevista para início de 1928, e emprega atualmente 150 operários. Localiza-se em uma área com 3000 m² junto ao Rio Guaíba. A cumeeira do prédio fica a 30 metros de altura da calçada. É composta por 5 caldeiras completas com 2000 cavalos cada, com seus superaquecedores e economisadores, duas chaminés de ferro de 25 metros, 5 instalações de pulverização de carvão, condensadores para os tubos geradores, e os tijolos refratários para a câmara de combustão das caldeiras. Cada caldeira tem 3 tambores de aço com 12, 6 e 3 toneladas, e cada condensador tem 1200 tubos de bronze pesando 10 toneladas. Os silos para depósito de carvão são enormes reservatórios construídos em concreto armado com 9 metros por 11 metros de boca e 9 metros de profundidade, estando suspensos sobre 4 colunas a cerca de 30 metros do solo. Para encher o silo 15 carros de estrada de ferro de carvão. Em cada um dos reservatórios caberiam meio milhão de litros de água. O consumo de água da usina é 6,5 vezes maior que o consumo total de água/hora da cidade. Serão instalados dois tubos geradores "Oerlikon" de 5000 kw cada para fornecer corrente alternada trifásica em alta tensão a 6600 volts. O vapor necessário será fornecido por cinco caldeiras " Sulzer caribe" de 325 m² de superfície de aquecimento. Foram construídas para queimar o carvão sob forma pulverizada feita por aparelhos "Sulzer Hunzimer" de 70 cavalos cada um com capacidade de 3 toneladas por hora. O carvão será descarregado das chatas no cais por poderosa e moderna ponte rolante com capacidade de 30 toneladas por hora e será transportado por caçambas de 2 toneladas de capacidade até o elevador de caçambas que depositará o carvão nos 5 silos. Dali o carvão cairá diretamente nos pulverizadores que os reduzirão a pó quase impalpável, e será injetado como ar na caldeira onde haverá a combustão em temperaturas de 1400 graus.
Fonte: Jornal “Correio do Povo” de 18 de março de 1927.
(1)Companhia Brasil de Força Elétrica, subsidiária da Eletric, Bond & Share Co., empresa com sede nos EUA que geriu a eletricidade e o transporte elétrico de Porto Alegre até 1954.
(2) Sua edificação aconteceu na chamada Praia do Arsenal e, próximo a ela, na antiga Rua Pantaleão Telles - atual Washington Luiz -, havia outra edificação desde 1874: a Usina de Gás, o Gasômetro. Popularmente, o perímetro entre as ruas Pantaleão e General Salustiano era chamado de "volta do Gasômetro", eis o porquê do prédio receber esta denominação.
(3) A famosa chaminé edificada em tijolos a vista com 124 metros de altura foi construída em 1937, durante a administração de Alberto Bins, devido às reclamações dos moradores pela nuvem de fuligem provocada com a queima do carvão.
Fonte: internet

Nenhum comentário:

As matérias de opinião publicadas neste blog são livremente inspiradas em pesquisas na internet e em bibliografias diversas. As imagens são da internet e de outros blogs. O urbanasvariedades valoriza e respeita o direito de propriedade mas eventualmente não é possível determinar a autoria destas imagens. Caso acidentalmente ocorra a omissão ou seja citada incorretamente a autoria, entre em contato para que possamos efetuar as correções.
Os textos produzidos pelos colaboradores são de inteira responsabilidade dos mesmos.