URBANASVARIEDADES.BLOGSPOT.COM

O modo long-play do Urbanascidades, desde 02.02.2012.
Blog cultural e artístico de produção coletiva. Seja um colaborador enviando artigos, cronicas, poemas, contos, ensaios e qualquer outro tipo de manifestação artística literária ou cultural. Não avaliamos ou censuramos textos, a anarquia e a contestação são incentivadas, dentro do politicamente correto. Discriminações, agressões, palavrões e outros "ões" ofensivos não serão aceitos.
Por que Long Play? Versão mais "cool", para ser saboreada ao som de um "smooth jazz", com textos que aprofundam os temas, para Urbanautas que tem um tempinho a mais.

Envie as suas produções para urbanascidades@gmail.com.

domingo, 11 de março de 2012

Poesia - Tenham medo de mim


TENHO MEDO!
NÃO UM MEDO CONCRETO
DE COISAS CORRETAS
POIS SEMPRE HÁ O QUE TEMER
MAS UM MEDO IRREAL
FUGIDIO, QUASE ETÉREO
DE ENFRENTAR O REAL HORROR
O BICHO TORPE E CRUEL
TENHO MEDO DE MIM
 MUITAS MURALHAS ERGUI
PRA DESTA FERA ME OCULTAR
MAS QUANTO MAIS PROTEGIDO
MAIS FRÁGIL FICO
E A BESTA A ME OLHAR
TOCANDO MINHAS SECRETAS FERIDAS
CAUSANDO DORES INTERMINÁVEIS
RINDO DA MINHA PESSOAL DESGRAÇA
É POR ISSO QUE FAÇO TRAPAÇA
TENHO MEDO DE MIM
SERIA MELHOR ENFRENTÁ-LO
IR PARA O TUDO OU NADA
MAS ME FALTA CORAGEM
DE OLHAR O ESPELHO
VER TODAS AS CORES DO PRISMA
REFLETIDAS
REBATIDAS
TRANSMITIDAS
E FINALMENTE EM TODA A MAGNITUDE
ME VÊ-LO
TENHO MEDO DE MIM
O MEDO DE NÃO TER A VIDA
O SIGNIFICADO QUE EU QUERO DAR
O MEDO DE NÃO PENSAR
O MEDO DE CAMALEAR
O MEDO DE OFENDER, MACHUCAR
A QUE ESTA ATITUDE MERECE
O MEDO DE NÃO SER QUERIDO
O MEDO DE NÃO SER ENTENDIDO
TANTOS MEDOS OCULTOS OU APARENTES
TODOS TÃO PEQUENOS E GIGANTES
ME LEVAM A UMA CONCLUSÃO, ENFIM
TENHAM MEDO DE MIM!

Em uma fria noite de junho, 1986, dia 11
! gelado coração meu aqueça
Paulo Bettanin

2 comentários:

Eva disse...

Bom dia Paulo, você escreve maravilhosamente bem, adorei a história do bairro também, sinto falta desse conhecer sobre as cidades os países, os bairros, gosto desse retrato anterior que lastra o atual. Eu particularmente, acho que o medo é o mal de sempre, se puder passar ao lado, tanto melhor, mas o medo é também passageiro e intenso, vi o poema como um momento verdadeiro particular ou coletivo, e torço para que todos os medos desapareçam, mas se o medo impulsiona ele também é bom, pior é o medo que trava e não foi o caso, não fiquei com medo de você, hehe, abraços, um lindo domingo e uma ótima semana.

urbanascidades disse...

Eva, aproveito o teu elogioso comentário para agradecer a todas as pessoas que tem se manifestado sobre as minhas publicações. É bastante difícil para a maior parte das pessoas expor publicamente suas verdades, e o apoio de voces me motiva a continuar produzindo e publicando meus textos e poesias.
Paulo Bettanin.

As matérias de opinião publicadas neste blog são livremente inspiradas em pesquisas na internet e em bibliografias diversas. As imagens são da internet e de outros blogs. O urbanasvariedades valoriza e respeita o direito de propriedade mas eventualmente não é possível determinar a autoria destas imagens. Caso acidentalmente ocorra a omissão ou seja citada incorretamente a autoria, entre em contato para que possamos efetuar as correções.
Os textos produzidos pelos colaboradores são de inteira responsabilidade dos mesmos.